Café com Cinema . Arquitectura e Sétima Arte em Castelo Branco

A Delegação de Castelo Branco da Ordem dos Arquitectos inicia a 24 de Fevereiro, às 21h, um ciclo de exibições de filmes nas suas instalações intitulado Café com Cinema. A entrada é livre. A exibição das películas não possui qualquer intuito comercial.

Eis o calendário do Ciclo:

“Café com Cinema”

26/05/2011

– “… E ERA O MAR” – Documentário de José Fonseca e Costa

COMENTÁRIO: O arquitecto Francisco Conceição Silva, por ocasião da inauguração do Hotel do Mar, encomenda a José Fonseca e Costa, um documentário sobre este seu trabalho. Esta filmagem pode ser entendida como uma abordagem ao processo e ao método projectual de Conceição Silva, onde a dimensão do lugar, materialidade e programa são factores fundadores da sua obra.

Esta foi mais uma das cumplicidades de Francisco Conceição Silva para com as outras artes, que sempre fez questão de integrar na arquitectura, tornando este documentário uma espécie de extensão da sua obra.

30/06/2011

– OBRA ABERTA 03 – Visitas guiadas na área da grande Lisboa, realizadas no âmbito da programação do Ano Nacional da Arquitectura ´03.

Duração: 60 minutos

24/09/2011

– “O ARQUITECTO E A CIDADE VELHA” – (Documentário de Catarina Alves Costa)

Duração: 41 minutos

COMENTÁRIO: Um arquitecto, Álvaro Siza Vieira, e a sua equipa, são chamados a coordenar o projecto de recuperação da Cidade Velha, na ilha de Santiago, em Cabo Verde. O objectivo final é a candidatura desta cidade a Património Mundial da UNESCO. A Cidade Velha é um local histórico: anteriormente chamada Ribeira Grande, foi a primeira cidade fundada pelos portugueses em Cabo Verde (1462). Todo este processo suscita na população local grandes expectativas quanto á melhoria das suas condições de vida. Este filme conta a história do encontro entre estes dois mundos, o do arquitecto e o da população, acompanhando ao longo de três anos algumas das histórias que aconteceram.

Este DVD inclui como extra uma entrevista concedida à realizadora por Álvaro Siza e colaboradores, no escritório do Porto em 2004

27/10/2011

– ESBOÇOS DE FRANK GEHRY – FRANK GEHRY

Duração: 90 minutos

COMENTÁRIO: O filme explora o modo como Gehry transforma os desenhos abstractos, primeiro em modelos tangíveis e tridimensionais, muitas vezes feitos a partir de cartão e fita cola, e depois no seu resultado final edifícios de titânio e vidro, cimento e aço, madeira e pedra.

24/11/2011

– UM HOMEM NA CIDADE – NUNO TEOTÓNIO PEREIRA

Duração: 90 minutos

COMENTÁRIO: Nuno Teotónio Pereira é conhecido sobretudo como arquitecto. Mas ao longo da sua vida ele foi também muitas outras coisas. Mesmo se em todas essas coisas ele nunca deixou de ser arquitecto. E se todas essas coisas  reenviam sempre ao arquitecto que ele é. Este “retrato” de Nuno Teotónio Pereira não pretende ser senão uma indicação à sua vida e obra. Sabendo que num filma nunca cabe uma vida inteira.

Mais em http://www.oa-castelobranco.org/docs/index.php

Anúncios

0 Responses to “Café com Cinema . Arquitectura e Sétima Arte em Castelo Branco”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




EMAIL naul.wordpress@gmail.com

calendário

Maio 2011
S T Q Q S S D
« Abr   Jun »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Visitantes

  • 122,905 arquitectos

%d bloggers like this: