Ciclo de Investigações . Territórios de génese ilegal . 26 de Maio pelas 19h na sede da OA

Territórios de génese ilegal no Ciclo Investigações em Maio

O Ciclo Investigações recebe, no dia 26 de Maio, pelas 19h, no Auditório Nuno Teotónio Pereira, na Sede Nacional da Ordem dos Arquitectos, a conferência de Isabel Raposo, dedicada ao tema “Territórios de génese ilegal: da reconversão à qualificação”. A entrada é livre.

Existe uma diversidade de situações de territórios de génese ilegal na Grande Área Metropolitana de Lisboa, quer quanto à configuração urbana e habitacional quer quanto ao processo de reconversão e qualificação, ocupando uma dimensão significativa do território da GAML”, refere Isabel Raposo na abertura da sinopse sobre o tema que traz ao Ciclo Investigações.

A investigadora vai partir de uma “abordagem geral mostrando a extensão do fenómeno e a variedade de situações actualmente existente”, para analisar a “complexidade inerente à reconversão e qualificação deste território a partir da apresentação de alguns estudos de caso”.

Será apresentada “uma intervenção de reconversão pioneira dos anos 1970/80, que se comparará com processos de reconversão em curso ou concluídos, problemáticos ou bem sucedidos”, acrescenta, lembrando que, “tratando-se de um tema que requer uma abordagem multidisciplinar, sublinhar-se-á o papel do arquitecto/urbanista no processo dereconversão e qualificação”.

A apresentação colectiva insere-se no âmbito do projecto de investigação PTDC/AUR/71721/2006 “Reconversão e reinserção urbana de bairros de génese ilegal. Avaliação sócio-urbanística e soluções integradas de planeamento estratégico”, coordenado por Isabel Raposo, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e desenvolvido no GESTUAL (Grupos de Estudos Socioterritoriais e Urbanos e Acção Local), do CIAUD (Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design) da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FAUTL), com a colaboração do CESUR (Centro de Sistemas Urbanos e Regionais) do Instituto Superior Técnico da UTL.

Quem é Isabel Raposo?

Isabel Ortins de Simões Raposo, arquitecta, doutora em urbanismo, é desde 2002 professora na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, ao nível do segundo e terceiro ciclo de Bolonha. Desde 2007 é responsável em Portugal pelo Master Erasmus Mundus em Estudos Urbanos em Regiões Mediterrâncicas.

É coordenadora de vários projectos de investigação, dos quais se destacam: Reconversão e reinserção urbana de bairros de génese ilegal: avaliação sociourbanística e soluções integradas de planeamento estratégico, financiado pela FCT (2007-10); Bairro da Cova da Moura, que desígnio que desenho (2007-10); investigação aplicada sobre Guia da reabilitação, Centro Histórico de Loulé (2005-06); Transformações na paisagem urbana em África: a mudança, os agentes e a gestão do uso do solo na cidade de Maputo, com apoio financeiro do GRICES (2003). É membro de um projecto de investigação internacional coordenado pelo Centre d’Études d’Afrique Noire do IEP de Bordéus (2006-09), «Gouverner les villes d’Afrique: lois, institutions locales et identités urbaines de 1945 à nos jours ».

Foi co-coordenadora e investigadora de um projecto de pesquisa comparativa sobre os subúrbios de Luanda-Maputo no quadro do CEsA / ISEG / UTL, financiado pela FCT (1998-2003), e investigadora de um projecto de pesquisa sobre a “Cooperação direccionada para os grupos vulneráveis no quadro da concentração urbana acelerada em Luanda e Maputo”, financiado pelo ex-Ministério do Trabalho e Solidariedade (1998-2000).

Foi consultora e colaboradora da Câmara Municipal de Loulé e da Associação In LOCO (1991-1997) em Alte. Trabalhou sete anos em Moçambique, entre 1979 e 1989 na Direcção Nacional de Habitação / Instituto Nacional de Planificação Física, em Maputo.

Foi membro da equipa financiada pela Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais para a recuperação urbana e arquitectónica da aldeia Castelo Bom (1987) e do bairro do Castelo de Lamego (1977/78), coordenada pelo arqº Keil Amaral.

Foi autora de projectos de arquitectura em Portugal (1990-94) e colaborou em projectos de arquitectura com o arqº José Forjaz em Moçambique (1982/83) e com o arqº Keil Amaral em Portugal (1977/78). Foi membro de equipa SAAL / Fundo Fomento Habitação para elaboração de planos participados de recuperação de dois bairros suburbanos em Loures (Manjoeira e Quinta da Penicheira) e na Amadora (Alfornelos) (1974/1976).

Participou na organização de iniciativas científicas e na apresentação de diversas comunicações em congressos, colóquios, encontros e seminários, em Portugal, França, Inglaterra, Moçambique, Angola, África do Sul, Brasil e Argentina, realizou numerosos textos didácticos, relatórios de avaliação e relatórios de pesquisa. Tem vários artigos e livros publicados.

As próximas sessões

De periodicidade bimensal, o Ciclo Investigações tem já agendadas as próximas conferências:

28 Julho, 19h

Nuno Varela

“Edifícios Auto-suficientes: Gestão Sustentável Integrada?”

29 Setembro, 19h

Maria Lino

“Raul Lino e as Artes Decorativas”

20 Outubro, 19h

Ricardo Lucas

“Regeneração Urbana e Ambiental de Áreas de Pequena Indústria – Évora, Caracterização e Oportunidades”.

Este evento foi validado com um crédito pelo Conselho Regional de Admissão do Sul no âmbito da formação obrigatória em temáticas opcionais.

Notícia publicada em: http://www.oasrs.org/
Anúncios

0 Responses to “Ciclo de Investigações . Territórios de génese ilegal . 26 de Maio pelas 19h na sede da OA”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




EMAIL naul.wordpress@gmail.com

calendário

Maio 2010
S T Q Q S S D
« Abr   Jun »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Visitantes

  • 123,174 arquitectos

%d bloggers like this: