“Forwarding Dallas” dos ateliers Data e Moov na Casa da Vizinha a 26 de Março

O projecto “Forwarding Dallas”, dos ateliers de arquitectura portugueses – DATA / MOOV, vencedor do concurso internacional Re:Vision Dallas, vai ser apresentado no ciclo mensal de conferências da Casa da Vizinha Não é tão Verde Quanto a Minha. A entrada é livre.

Os autores do projecto vêm apresentar aquele que será o primeiro quarteirão sustentável dos Estados Unidos da América no dia 26 de Março, às 21h. O projecto “Forwarding Dallas“, recorde-se, começa a ser construído em 2011.

O desafio de transformar um lote vazio localizado no centro da cidade de Dallas, Texas, numa comunidade carbono zero, recebeu centenas de propostas de prestigiados ateliers de arquitectura e urbanismo provenientes de 26 países. “Forwarding Dallas” é o resultado de uma colaboração entre os ateliers de arquitectura portugueses Atelier DATA e MOOV e vai funcionar à margem da rede eléctrica convencional, servindo de modelo de trabalho para a sustentabilidade urbana no mundo.

O projecto “Forwarding Dallas” foi desenvolvido tendo como base um dos sistemas mais diversos da natureza – a montanha. O projecto replica de algum modo este sistema – os edifícios propostos recriam vales, cumes e encostas que pela sua forma geométrica duplicam a área de superfície de cobertura e assim potenciam diferentes tipos de produção agrícola (para alimentação e captação de CO2) e energética, através de colectores solares térmicos, painéis fotovoltaicos e geradores eólicos.

Foram desenvolvidas para além das tipologias de habitação, serviços e comércio uma série de outros equipamentos e espaços públicos de carácter mais excepcional – espaços de reflexão, de saúde e bem estar, pedagógicos, de lazer e cultura – capazes de  promover o encontro, o espírito de vizinhança e comunidade, numa perspectiva de sustentabilidade social e humana.

Para a implementação deste projecto pioneiro, a equipa DATA / MOOV associou-se ao atelier israelita HQ Architects com experiência em gestão de projecto no contexto norte-americano.

Para saber mais:

www.atelierdata.com

www.moov.tk

www.casadavizinha.eu

Anúncios

0 Responses to ““Forwarding Dallas” dos ateliers Data e Moov na Casa da Vizinha a 26 de Março”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




EMAIL naul.wordpress@gmail.com

calendário

Março 2010
S T Q Q S S D
« Fev   Abr »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Visitantes

  • 123,174 arquitectos

%d bloggers like this: