Nuno Miguel da Costa Brás e Marco Alexandre Simões da Silva vencem Prémio Arquitectar

Os arquitectos Nuno Miguel da Costa Brás e Marco Alexandre Simões da Silva ganharam a 2ª edição do Prémio Arquitectar’09, organizado pela Square Imobiliária com a assessoria técnica da OASRS.

As duas menções honrosas atribuídas pelo júri distinguiram os arquitectos Sofia Almeida Raposo e a dupla Ângela Frias e Gonçalo Dias.

O projecto vencedor recebeu o reconhecimento unânime do júri que assinalou que “todo o conceito da casa é gerado a partir de uma ideia de sustentabilidade, a casa é em si a expressão de uma tecnologia solar passiva. A escolha da paisagem/lugar – o Douro vinhateiro, como lugar onde o homem interveio com arte e engenho é reutilizado com uma função habitacional em que a casa se incorpora nos socalcos e nas videiras de forma quase camaleónica, recriando-se sem ferir a paisagem, gerando pela inteligente disposição dos corpos o aproveitamento de todas as potencialidades naturais no que se refere a uma solução optimizada do ponto de vista da sustentabilidade. Acresce o enquadramento paisagístico e a boa funcionalidade dos espaços internos e externos“.

O local de intervenção escolhido foi o Douro vinhateiro, mais precisamente um lote situado a poucos quilómetros do Peso da Régua, perto da localidade de Covelinhas, na encosta Norte do rio Douro.

Foi júri deste prémio o arquitecto João Luís Ferreira (Promontório Arquitectos, em representação da OASRS), Jorge Graça Costa (Arquitectura Sustentável), Lívia Tirone (Tirone Nunes, Actividades Imobiliárias), Luís Santiago Baptista (director da Revista Arq|a) e Selwin Wever (Home Energy –Arquitectura Bioclimática).

O Prémio Arquitectar, organizado pela Square Imobiliária, teve como parceiros o PÚBLICO Imobiliário, Home Energy e BES e contou com o apoio da Ordem dos Arquitectos e das revistas Arq|a e Vida Imobiliária.

Arquitectar01

Notícia publicada em: http://www.oasrs.org/conteudo/agenda/noticias-detalhe.asp?noticia=1919

Anúncios

0 Responses to “Nuno Miguel da Costa Brás e Marco Alexandre Simões da Silva vencem Prémio Arquitectar”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




EMAIL naul.wordpress@gmail.com

calendário

Novembro 2009
S T Q Q S S D
« Out   Dez »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Visitantes

  • 123,223 arquitectos

%d bloggers like this: