Miguel Veríssimo apresenta Janela Eco-eficiente na Ordem dos Arquitectos

ciclo_invest_janela_eco
“Miguel Veríssimo, convidado do Ciclo Investigações, vai apresentar o trabalho premiado com o BES Inovação 2007 na área da energias renováveis, Janela Eco-eficiente na sede da Ordem dos Arquitectos no dia 17 de Junho (19h, com entrada livre).

Nascido na Guiné-Bissau em 1965, foi aprendiz e aluno de João Luís Carrilho da Graça, colaborador de Manuel Vicente e aluno de Enric Miralles em Barcelona. Em 1994 frequentou o workshop Daylighting in Architecture’ (coordenado por J. Owen Lewis) sobre o impacto ambiental da arquitectura e construção.

Miguel Veríssimo é fundador da empresa Armadilha Solar, fundada em 1999. Desde o seu início trabalha os projectos de arquitectura com preocupações ambientais e ecológicas e desenvolve trabalhos de arquitecturas com «especial relevância para turismo, saúde e habitação». Está envolvido na criação de um condomínio eco-eficiente na Trofa, uma clínica de cuidados paliativos em Monte Judeu, Portimão e do Hotel da Quinta da Pacheca, em Cambres, Lamego.

Janela Eco-eficientesistema de vãos com elevado desempenho energético funcional» é desenvolvido com o departamento de física das construções da Universidade do Minho desde 1994.

Neste consórcio, coube à Armadilha Solar a criação e desenvolvimento do conceito e a execução do protótipo com definição técnica das soluções. A ideia central é a de que os vãos exteriores se constituam como elementos fundamentais nas transferências térmicas, de luz, ventilação e acústicas que acontecem entre o interior e o exterior das habitações.

A «Janela Eco-eficiente é um objecto estandardizado, ergonómico que melhora a «prestação funcional dos vãos exteriores e que, usando materiais recicláveis, melhora a eficiência energética e o desempenho ambiental dos sistemas construtivos».

Uma vez construído o protótipo, fez-se a montagem numa célula de teste convencional do laboratório de física e tecnologia das construções da Universidade do Minho.

Miguel Veríssimo é autor de um sistema compacto de energias renováveis (Fonte), um aquecimento solar passivo portátil (Atom1, com Eduardo Melo) e um espaço domótico interactivo (Ecossistema, em desenvolvimento). Orientou cientificamente os seminários no Porto e em Lisboa «Arquitectura e energia» em 2005 e 2006.

O Ciclo Investigações tem por objectivo divulgar trabalhos de pesquisa, teses de mestrados e de doutoramento, elaborados ou não por arquitectos


A entrada é livre.

17 Junho
19h

agradecimento OARSR

Anúncios

0 Responses to “Miguel Veríssimo apresenta Janela Eco-eficiente na Ordem dos Arquitectos”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




EMAIL naul.wordpress@gmail.com

calendário

Junho 2009
S T Q Q S S D
« Maio   Jul »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Visitantes

  • 122,903 arquitectos

%d bloggers like this: