ARQUITECTURA E PUBLICAÇÃO

A R Q U I T E C T U R A     E     P U B L I C A Ç Ã O

Séries de conferências: ” Instrumentos e  Meios na Comunicação: Fotografia, Design Gráfico, New Media, Publicação Impressa “

Feira do Livro

Exposição: ” Métodos de Exposição Projectual: Prémios nacionais e internacionais adquiridos por ex-alunos da Universidade Lusíada

Numa abordagem mais lata e de síntese ao evento, ainda que um pouco atrasada, vimos por este meio escrever aqui alguns comentários, observações e indicações relativas ao evento passado e a um possível futuro evento.

Começou por um desejo de realizar um evento que primasse pela irreverência, pela diferença e pela interligação entre algumas áreas intimamente relacionadas com a arquitectura e que cuja reflexão sobre as mesmas é francamente escassa.

Essas temáticas a abordar seriam tão próximas dos estudantes e professores como a arquitectos e a todo um grande conjunto de outros profissionais cuja relação com a arquitectura tornava legítima a sua referência. Essa intenção levou-nos a divulgação do conhecimento, do objecto construído e das áreas implícitas à produção dessa divulgação. COMUNICAÇÃO seria a plataforma para essa divulgação. PUBLICAÇÃO seria a linguagem a adoptar.

Num encadeamento destas palavras e das demais intenções gerou o conjunto de iniciativas que realizámos. Conferências para um aprofundamento o quanto possível, de modo a desmascarar todas variáveis presentes na elaboração actual de uma notícia de arquitectura. Feira do Livro como primeira abordagem a um exemplo e resultado físico, directo e final da publicação de conhecimento e de projectos; torna-se fundamental quando avaliamos o papel do livro e da revista na apresentação da arquitectura aos leitores. Exposição de projectos vencedores de concursos nacionais e internacionais elaborados por antigos alunos da universidade, fazendo ponte entre a universidade e a iniciativa, reduzindo a distância entre o empenho dos alunos e a valorização do mesmo, mostrando bons exemplos de apresentação de projectos em material limitado e de modo simplificado e legível.

Esta tríade não só nos levou a considera-la tão unida quanto lógica, como a concretização da mesma pela mesma altura.

Fomos aplaudidos pelos presentes nas conferências, pelos docentes que tiveram conhecimento e/ou as presenciaram como por outros indivíduos igualmente relacionados com a temática bem como pelos próprios oradores. Irreverência e inovação foram alguns dos adjectivos atribuídos ao ciclo realizado. Neste sentido foi-nos proposto múltiplas vezes a concretização de uma segunda fase de conferências, num aprofundamento mais efectivo e conclusivo.

A feira do livro foi um sucesso. Não foram vendidos todos os exemplares mas descobriram-se algumas raridades e cativamos o interesse dos estudantes e professores a adquirirem os volumes e a discutirem entre si, arquitectura e as suas problemáticas.

A exposição levou igualmente a um forte interesse na participação de futuros concursos quer nacionais, quer internacionais, por parte dos estudantes de arquitectura. A exposição oral dos vencedores foi atentamente ouvida pelos estudantes cujo interesse os levou a questionarem-nos e a partilharem experiências com os demais vencedores.

Foi fundamental a vossa presença e participação pelo qual agradecemos e valorizamos!

Esperamos que nos continuem a seguir e a apoiar, pois todo o nosso esforço está direccionado para vocês, no intuito de formar, informar e disponibilizar conhecimento e experiências que todos possam adquirir. São valências que são imprescindíveis para compreender e completar o percurso académico, repercutindo-se num alargamento do conhecimento sobre as diversas matérias e pelos que as desenvolvem e investigam.

Para a semana vai começar um novo ciclo de conferências com arquitectos de renome que irão abordar a temática “Escalas de Intenções“.

O programa será publicado brevemente aqui no blog do NAUL!!

O núcleo não para e estão a ser preparadas, continuamente, outras iniciativas igualmente interessantes, pelo qual insistimos pela vossa atenção permanente ao blog!!

Cumprimentos,

a equipa do NAUL

Anúncios

0 Responses to “ARQUITECTURA E PUBLICAÇÃO”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




EMAIL naul.wordpress@gmail.com

calendário

Abril 2009
S T Q Q S S D
« Mar   Maio »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Visitantes

  • 123,224 arquitectos

%d bloggers like this: