Debate sobre a Casa da Rua de Alcolena

image0011

O encontro surge na sequência da iniciativa da Ordem dos Arquitectos de escrever à Câmara Municipal de Lisboa pedindo a classificação da casa no Restelo, projectada entre 1951-55 pelo arquitecto António Varela, e que integra azulejos de Almada Negreiros.

A Ordem dos Arquitectos pretende que o imóvel seja classificado como «bem cultural de interesse municipal». A casa já integra o Inventário Municipal do Património e está inserido na Zona Especial de Protecção de vários monumentos classificados, pelo que, qualquer alteração só pode ser feita com parecer positivo do instituto estatal responsável pelo património classificado (Igespar).

A Ordem dos Arquitectos invoca o interesse do imóvel em causa como representativa da «arquitectura do [chamado] movimento moderno» e relembra que ele consta em várias investigações e inventários arquitectónicos: sãos os casos do Inquérito à Arquitectura do Século XX em Portugal, do inventário do Docomomo ibérico da habitação, que documenta as intervenções modernistas da arquitectura, e de trabalhos científicos na área da arquitectura.

Com o intuito de alertar e tornar público o envolvimento da sociedade no que se considera ser um atentado à memória, património e arquitecturas portuguesas, a Ordem dos Arquitectos lançou ainda uma petição on- line em defesa da preservação da Casa de Alcolena, 28, que pode ser consultada em: http://www.petitiononline.com/Alcolena/petition.html

agradecimento OARSR
Anúncios

0 Responses to “Debate sobre a Casa da Rua de Alcolena”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




EMAIL naul.wordpress@gmail.com

calendário

Março 2009
S T Q Q S S D
« Fev   Abr »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Visitantes

  • 123,224 arquitectos

%d bloggers like this: